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10 de out. de 2007

Avaliação de competências vale a pena?


Voltando à minha tese de que modelo de Competências é uma excelente idéia no papel, mas difícil de funcionar na prática:

Uma multinacional com alguns milhares de funcionários abrirá, agora em outubro, o sistema de avaliação de desempenho para toda a empresa. Existem competências universais, por nível e específicas por função. Não existe uma situação em que um profissional seja avaliado em menos de dez competências.

Na tentativa de melhorar a avaliação para este ano, a área de RH detalhou mais a descrição de cada competência para 12 a 18 comportamentos cada.
Faça as contas: um gestor com 5 profissionais precisa avaliar pelo menos 600 comportamentos. Contando a sua autoavaliação, o número sobe para 720. Como a avaliação é 360º, esse gestor ainda avalia o chefe e - se não for dos mais populares - pelo menos 2 pares. Conta final (conservadora): 1.080 itens de avaliação. Quem avaliar, em média, 12 competências descritas em 15 comportamentos cada, responderá por 2 mil comportamentos!
E eu me pergunto: qual a consistência da avaliação que será produzida ao final do processo? Será que vai ser relevante para a qualidade do feedback que o gestor deve fornecer para o subordinado em cima desses resultados?

2 comentários:

Anônimo disse...

Concordo, e o que é pior: o gestor investirá seu tempo em classificar qual o nível da competência quando ele poderia estar desenvolvendo, engajando e comprometendo seu subordinado para gerar melhores resultados para a organização.

Leopoldina disse...

Competência está diretamente ligado a Competência Emocional nas Organizações.As soluçòes serão multidiciplinares. Pesquisas por departamento,team coaching comportamental cognitivo, é a inovação para investimento nos próximos anos. Maria Leopoldina www.ceobrasil.com. I congresso de Competência Emocional nas Organizações como se beneficiar.