Site Meter

7 de dez. de 2009

Em algum lugar entre Interlagos e Vladivostok

É até comum encontrar amigos que não vejo há tempos e que fazem cara de surpresa quando descobrem que sou sócio de uma consultoria que, entre outros produtos, desenvolve jogos de tabuleiro para treinamentos em empresas. Inevitavelmente, surge uma conversa mais ou menos como a que conto a seguir e que sempre começa com a mesma pergunta:


- Aonde é que fica Vladivostok?

- No Leste da Rússia, depois da Sibéria.

- Aprendeu na escola?

- Não... jogando War.

- E você se lembra de Banco Imobiliário?

- Claro!

- Pois é. Quais os terrenos que você mais gostava de comprar?

- Os laranjas! Morumbi e Interlagos... ou então os verdes, que tinham a Av. Atlântica e outras da orla do Rio. Eram os mais valiosos!

- E se ao invés destes dados, os jogos estivessem recheados de informações que a empresa gostaria que seus funcionários aprendessem?


Nem preciso continuar argumentando. Quem é da geração que cansou de jogar estes jogos, entende na hora. E é assim mesmo que funciona. Montamos os jogos usando como conteúdo as características de novos produtos do cliente, os objetivos de um Balanced Scorecard ou o que mais a empresa quiser comunicar. As pessoas se envolvem com o conteúdo e aprendem sem perceber! É divertido e traz ótimos resultados! E que rolem os dados...

Nenhum comentário: